sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Fraude bancária de última geração

Ricardo Goldbach

Esta é mesmo impressionante. Segundo a revista Wired, saqueadores digitais não se contentam mais em apenas roubar senhas e usá-las para fraudes bancárias, via Internet.

Uma gangue desviou 3oo mil euros de bancos alemães no mês de agosto, de acordo com a empresa de segurança Finjan. Nada de espantoso, isso é coisa que acontece todos os dias.

Neste caso, no entanto, um sofisticado mecanismo inserido no navegador dos correntistas saqueados faz uma maquiagem no relatório de saldo da conta; no momento de uma consulta, ele esconde o saque fraudulento e exibe o saldo esperado pela vítima ao invés do valor real.

A saída é a mesma de sempre: evitar ao máximo a tentação de executar programas recebidos por e-mail, mesmo que venham de remetentes conhecidos. As apresentações em Power Point e as planilhas Excel, igualmente, podem esconder softwares do mal em suas macros. Abrir qualquer arquivo recebido, hoje em dia, equivale a andar sozinho à beira do cais de um porto, às 2 horas da manhã. Você se arriscaria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário