sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Antes que você corra para o iPad, saiba que…

... não é a maravilha que a Apple sugeria ao mercado.

por Ricardo Goldbach

Você tem o costume de plugar o pen drive na entrada USB do seu computador? Gosta de usar câmera embutida para tirar fotografias ou usar aplicativos com reconhecimento de face? Tem o hábito de rodar vários programas ao mesmo tempo? Gosta de ler arquivos em PDF ou rodar aplicativos em Flash?

Então esqueça o iPad. Com ele você só lerá livros digitais compatíveis com o padrão específico da Apple, e não poderá fazer backups no pen drive. Nem pense, também, em usar um HD externo ou qualquer outro dispositivo USB. Mais ainda, este iPod vitaminado não sabe o que fazer diante de um arquivo Flash ou PDF. Como se isso fosse pouco, se você quiser consultar a agenda vai ter que parar de ouvir música - ele executa apenas um aplicativo de cada vez.

É hora de aguardar o futuro anunciado deste que parece ser o equivalente Apple do Windows Vista, um fracasso anunciado com muito estardalhaço mas que já é mal percebido pelos acionistas, que estão perdendo dinheiro. Infelizmente, muita gente irá atrás da propaganda, sem ler as letrinhas miúdas, e perderá dinheiro também.

Resumindo a história, você certamente comprará coisa melhor com os 500 dolares que este brinquedo custa - na configuração mínima.

Uma alternativa anunciada, para quem prefere esperar a poeira baixar, é um dispositivo semelhante, um projeto conjunto das empresas Microsoft e HP. Certamente rodará alguma versão de Windows, provavelmente haverá compatibilidade no que diz respeito a arquivos. Para a HP pode ser uma boa alternativa à sua fonte de receita mais evidente, que é a venda de tinta para impressoras.

____

O autor tem mais de 30 anos de experiência em TI, em ambientes de mainframes, minicomputadores,supermicrocomputadores e microcomputadores, nas atividades de levantamento de requisitos, projeto, desenvolvimento, testes e homologação de sistemas, suporte, administração de dados e de bancos de dados, treinamento e coordenação de equipes de desenvolvimento.


Um comentário:

  1. Opa!
    Na verdade documentos Pdf serão suportados nativamente. Outra coisa que pode lhe interessar é o kit de conexão com câmeras que trás dois adaptadores: um permite a conexão direta da câmera via USB e o outro permite a leitura de cartões SD.
    Tá vendo? Não é tão ruim assim...

    Escrito diretamente no meu iPod. ;-)

    ResponderExcluir