quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ady Gil x Shonan Maru II - crônica sobre um tiro no pé


Ricardo Goldbach

As imagens são impressionantes. Um catamarã futurista, que à primeira vista parece mais a lancha do Batman, é abalroado no dia 6 de janeiro por um navio de porte respeitável, em águas australianas.

O barco Ady Gil, pertencente à organização ambientalista Sea Shepherd (pastor do mar) teve mais de dois metros de sua proa arrancados, mas a tripulação, composta por quatro neozelandezes, um australiano e um holandês, conseguiu salvar-se. O navio agressor, o baleeiro japonês Shonan Maru II, seguiu seu rumo sem dar maior atenção ao incidente - veja as imagens aqui e aqui.


Estas são novas cenas de uma guerra que a Sea Shepherd Conservation Society - braço da organização Greenpeace - vem travando contra a matança de espécies de baleias ameaçadas de extinção. Apesar de o Shonan Maru II trazer escrita a palavra "research" (pesquisa) em seu costado, trata-se de um barco de caça a baleias.

Mas o que chamou minha atenção na tarde de hoje, enquanto eu procurava entender um pouco mais sobre os propósitos e atividades da Sea Shepherd, foi o fato de esta organização adotar as práticas daqueles que pretende combater. Em 18 de dezembro passado, outro barco mantido por ela, o Bob Barker, aproximou-se de baleeiros japoneses, navegando sob bandeira norueguesa. Ao aproximar-se do alvo, a tripulação ambientalista arriou a bandeira que usava, substituindo-a por outra que em muito lembra a de um navio pirata: um crânio sobre fundo negro, e, ao invés de duas tíbias cruzadas, um tridente de Netuno e um cajado de pastor. Em seguida, o Bob Barker e o Shonan Maru II (o mesmo do incidente de hoje) trocaram tiros de canhão.

Uma pergunta não cala: os milhões de dolares gastos na compra de helicóptero de apoio, bem como na aquisição e aparelhamento bélico de navios, não trariam retorno maior caso empregados em campanhas de conscientização e boicote, no estilo "don't buy japanese" ou coisa que o valha?

É uma pena ver um barco tão bonito quanto o Ady Gil afundar em mais uma escaramuça desta guerra. É uma pena ver tantos dolares doados a uma causa ambientalista perderem-se no mar desta forma. Mas, como diz um baiano amigo meu, "if you can't do the time, don't do the crime".

Será que preciso dizer que não tenho interesses diretos ou indiretos na atividade dos matadores de baleias e muito menos apoio o que fazem? Não? Então tá. De qualquer forma, fica o disclaimer.



Créditos das imagens:
Ady Gil - blog Imensidão / Globo online
Shonan Maru II - blog Imensidão / Globo online
Símbolo da organização Sea Shepherd - blog Imensidão / Globo online




Nenhum comentário:

Postar um comentário