sábado, 23 de março de 2013

Sobre a qualidade do miojo intelectual que o Brasil produz


Ricardo Goldbach

Em conversa recente com um empresário atento à qualidade dos produtos da empresa que dirige, refletíamos os dois sobre o futuro do negócio dele, no que se refere a existir uma real demanda por padrões elevados – ou ao menos mínimos – de qualidade, daquilo que nenhum dicionário define em termos absolutos, por impossível. Busque-se por "qualidade", "quality", "quālis" (a raiz latina do termo) ou pelo que seja, e chega-se à conclusão de que qualidade é coisa que só se afere, valora ou identifica em contraste com um ideal ou padrão já estabelecido, por decisão, consenso ou descaso.

Lendo o noticiário, divago sobre a qualidade de ensino e aferição que o Brasil destina aos educandos de hoje, os que amanhã estabelecerão padrões para aferir a qualidade de produtos e serviços (inclusive os de ensino!). Para as autoridades brasileiras responsáveis pela área, basta que a redação de um aluno de curso superior contenha alguma alusão ao tema para que o conteúdo seja aceito. Para quem está chegando agora, refiro-me a duas redações apresentadas em exame do Enem que continham, de modo aparentemente provocador, referências a receita de preparo de macarrão, uma delas, e trechos completos de um hino de time de futebol, a outra.

Ocorre que em ambos os casos os estudantes fizeram referências difusas à "Imigração no século 21", o tema da redação. Assim, segundo os critérios de qualidade vigentes, eles atenderam às expectativas de quem maquinou o exame. Por motivos igualmente obscuros, "trousse" pôde ocupar o lugar de "trouxe", e "rasoável" pôde substituir "razoável", sem qualquer prejuízo para outros examinandos que, apesar dos pesares, conseguiram alcançar nota máxima. Vale lembrar que sem a imprensa investigativa – essa eterna perseguida por regimes políticos fechados ou em vias de discretamente sê-lo – esse descalabro, como tantos outros, não teria vindo à tona, já que não depõe a favor da elite decisória.

E o que demandarão os futuros demandadores de qualidade? Muito pouco, cada vez menos, imagino. Se o miojo e o hino do time foram meras provocações, como alegam os estudantes (de cursos superiores, não nos esqueçamos), outros sintomas da enfermidade cultural não "trousseram" nenhuma esperança "rasoável".

Os que têm saído dessa máquina de produzir estatísticas favoráveis, conhecida como "ensino superior" ("superior a quê?", pergunto, relativizando ainda mais o que já era relativo), já se encontram em todas as áreas de atividade, aí incluídos os meios de comunicação, em particular, e mesmo os controles de qualidade, em geral. É justamente aí que o parafuso dá mais uma volta: quando se lê coisas como "energia heólica" ou "métodos pioneros" (JB online, 22/03) – para ficar em parcas e não cansativas amostras do que seja a imprensa atual – é possível ver um perverso efeito realimentador que, em ciclo vicioso, deprime o já baixo padrão cultural médio dos brasileiros.

Não penso que a grafia errada seja o pior dos efeitos. Com bastante complacência (na verdade, com muito mais do que apenas isso), pode-se argumentar, como já argumentaram autoridades da área educacional, que o receptor da mensagem tomou conhecimento do teor, assim como me lembro da validade linguística que já se conferiu a "pegar os peixe". Prestar atenção aos erros, no entanto, é o maior dos erros; é preciso antes observar o quadro com mais atenção, com o que se chega à inevitável conclusão de que aqueles desvios têm origem na falta do hábito da leitura – e é aí que o que já é ruim caminha na direção de tornar-se pior.

A simples leitura de jornais online e de posts no Twitter não resolve a questão, já que o iletrado nada aprende com o semialfabetizado – pode até involuir; uma busca por “energia heólica”, no Google (a Barsa, a Britannica e a Delta Larousse dos admiráveis tempos novos), já serve como ilustração disso. E lembro, mesmo que não seja necessário, que a leitura não serve apenas para aprender ou reter o uso correto de ortografia e gramática; serve (ou deveria servir), antes de mais nada, como estímulo ao enriquecimento do universo interior e ao exercício do pensar.

Já escrevi por aí que "Se a juventude de hoje não sabe se Erich Fromm é coisa de comer ou de passar no cabelo, a de amanhã poderá ter dificuldade em escrever 'cabelo'" (“kblo”? “cabelu”?). Do mesmo modo, o professor, escritor e dramaturgo Osman Lins (autor do saboroso e certeiro texto "Reflexões sob um quadro-negro") disse, em entrevista que li há pouco, que

Os dentistas têm observação que, com os liquidificadores, os dentes das crianças tornaram-se mais fracos, mais vulneráveis e que aumentaram enormemente as arcadas dentárias defeituosas. Há muitas crianças que, com os liquidificadores, passaram mesmo a não mastigar. Assim é possível que uma grande parte dos seres humanos – até toda uma civilização, quem sabe? – abdique dos livros, em benefício dos meios eletrônicos de comunicação.”

A “energia heólica” está, em 2013, naquele mesmo JB no qual, nos idos de 1980, aguardava-se o round seguinte da esgrima intelectual entre José Guilherme Merquior e Eduardo Mascarenhas, com a mesma ansiedade com que o público médio espera, atualmente, pelo próximo capítulo de uma novela que esteja “pegando fogo”.

Chegando-se (ou já se tendo chegado) a esse ponto, esvazia-se qualquer pretensão de especular sobre como incrementar a qualidade de bens e serviços culturais, a não ser como exercício de ganha-pão. No diagnóstico de Theodor Adorno, o fruto da indústria cultural destina-se, em última instância, a ser consumido durante as horas do “falso lazer”, aquelas em que o consumidor apenas descansa e se distrai entre duas jornadas de trabalho consecutivas. E parece certo que é na direção do suprimento dessa ração que governo, sistema de ensino, estudantes e mercado de trabalho – meios de comunicação, em especial – têm ido.

A proximidade da Páscoa, com o frenético celebrar de lendas sobre coelhos e ovos (aliás, coelhos põem ovos?) me parece bom momento para se rememorar esta outra lenda, a da educação de qualidade(?), que produz ovos e miojos tão pouco nutritivos, indigestos, até.

Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário