segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Por que as abelhas somem?

Ricardo Goldbach


Há uns cinco ou seis anos acompanho o noticiário referente ao desaparecimento de abelhas no hemisfério norte. Populações inteiras morrem ou literalmente desaparecem - aos milhões - nos EUA e na Europa. CNN Tech, New York Times, CBS e outros veículos não ignoram, mas não dão acompanhamento. Segundo o especialista Eric Mussen, do Departamento de Entomologia da Universidade da Califórnia, Davis, cerca de 30% das abelhas norte-americanas simplesmente abandonaram suas colmeias e proles, levando as colônias ao colapso, apenas no ano de 2006. No ano seguinte, de acordo com o NY Times, David Bradshaw, apicultor californiano, viu sumirem de um dia para outro metade de suas 100 milhões de abelhas.

Dentre os agentes suspeitamente responsáveis pelo fenômeno, estão as emissões de radiação eletromagnética da telefonia celular e a disseminação de organismos geneticamente modificados. Ao lado deles, aparecem também as chemtrails (chemical trails), rastros resultantes de pulverizações realizadas por meio de aeronaves de todos os tipos e tamanhos, algumas de grande porte e sem qualquer identificação na fuselagem. As autoridades militares e aeronáuticas norteamericanas não levam a sério qualquer menção ao assunto. Alusões à coincidência entre o início do desaparecimento das abelhas e a observação de pulverizações e chemtrails, inicialmente nos EUA e posteriormente na Europa, ficam restritas à mídia alternativa, em que pesem os depoimentos taxativamente vinculantes, gravados com apicultores, fazendeiros e outros interessados não somente na produção de mel, mas também na função polinizadora que aqueles insetos desempenham em cerca de 90% das lavouras do país.

Paralelamente, canais de comunicação oficiais e, mais recentemente, outros nem tanto, continuam a disseminar versão segundo a qual chemtrails são, na verdade, contrails (condensation trails) - rastros provocados pela condensação de ar resultante do calor emitido pelas turbinas de aviões a jato, muito comuns nos céus do hemisfério norte. A grande diferença entre os dois tipos de rastro reside no fato de que contrails dissipam-se em minutos - uma vez que são compostas unicamente de vapor d'água - ao passo que chemtrails expandem-se e consolidam-se em uma única massa, algumas horas após a aspersão, literalmente encobrindo os céus de cidades e resultando em uma precipitação na qual são identificadas diversas substâncias químicas, dentre elas o bário.

O diretor da Associação Alemã de Apicultores e vice-presidente da Associação Européia de Apicultores Profissionais, Walter Haefeker, disse em entrevista à revista Der Spiegel que o declínio médio da população alemã de abelhas, por volta de 2007, era da ordem de 25%, podendo ter chegado a 80% em algumas regiões. Haefeker cita Albert Einstein: "Se as abelhas desaparecessem da face da Terra, a Humanidade duraria cerca de mais quatro anos, apenas. Sem abelhas, interrompe-se o processo de polinização, acabam-se as plantas, acabam-se os animais, acaba-se o Homem".

Enquanto isso, aqui no Brasil, nos preocupamos em identificar qual candidato à presidência, ao senado ou às assembléias é um pouco menos canalha do que seus adversários - há um odor de descompasso no ar. Pode provir de telefonia celular, OGM's ou chemtrails. Tanto faz.


Algumas referências:

Der Spiegel Online International
http://www.spiegel.de/international/world/0,1518,473166,00.html

New York Times
http://www.nytimes.com/2007/02/27/business/27bees.html

CNN
http://articles.cnn.com/2007-09-06/tech/bee.disorder_1_colony-collapse-disorder-australian-bees-worker-bees?_s=PM%3ATECH

UC, Davis
http://entomology.ucdavis.edu/news/dssericmussen.html

CBS
http://www.cbsnews.com/stories/2008/03/07/eveningnews/main3919204.shtml

Cosmos Magazine
http://www.cosmosmagazine.com/features/online/1087/mystery-dying-bees?page=2

Daily Mail
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1289893/Attack-vapours--jet-trails-block-sunshine.html

Examiner.com
http://www.examiner.com/signs-of-the-times-in-phoenix/honey-bees-disappearing-may-be-a-greater-threat-than-global-warming

DiscoveryNews
http://news.discovery.com/animals/honey-bees-disappearing-still-a-problem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário