sábado, 8 de fevereiro de 2014

Galaxy S3 Mini - armazenamento insuficiente e descarga de bateria [resolvido]

Ricardo Goldbach

Depois de um ano sabático, volto a usar o Android. Em vez de retomar de onde parei, no Sony Ericsson Xperia X10 Mini Pro (o nome é maior que o aparelho), vou de Samsung Galaxy S3 Mini. Logo de cara, me dei conta de que rootear não dá mais o trabalho que dava -- virou uma brincadeira de criança, com o kit do Mark Skippen, da SkipSoft, por exemplo. Valeu a doação que fiz. 


Com a stock rom rooteada, gastei algumas horas no XDA-Developers para saber quem era "o cara" da vez, na cena de ports do CyanogenMod para Samsung. Gostei muito do trabalho do Maclaw, que até se dá à pachorra de continuar polindo versões mais antigas do Android. No site maclaw.pl é possível baixar o Jelly Bean 4.1.2 (CM 10.0), por exemplo.

E foi por esse JB que comecei, para logo descobrir alguns problemas sérios (no CM e no Samsung, não no port do Maclaw). Os mais comuns são a rápida descarga da bateria (principalmente durante a carga!) e a infame mensagem de "insufficient storage available" depois da instalação de apenas uns poucos aplicativos.

Contornar a restrição de espaço por meio da instalação de aplicativos no cartão externo é uma (aparente) impossibilidade, pois o GS3 emula um cartão externo através de memória instalada na placa-mãe, e aplicativos dedicados à migração (como o Link2SD) recusam-se a montar um "segundo" slot externo para fazer a transferência.

Nenhum dos palpites encontráveis em páginas de discussão ajuda muito quanto a esse segundo obstáculo, tais como "instale um cartão de 32GB no slot externo", "reconstrua o Dalvik cache" e o indefectível "reformate tudo e reinstale o Android", que é a melhor sugestão para quem só conhece essa, passando pelo ingênuo "desinstale alguns aplicativos".

A parte boa é que o problema de espaço tem uma engenhosa (e prosaica) solução, que descobri num post bem humorado do Roy True, e, quanto à bateria, resolvi sozinho meu problema: o serviço chave é o surfaceflinger, e o System Tuner fez o resto. Mais sobre isso em outro post.

PS: o KitKat é show de bola; vou ficar na 4.4.2 (CM 11.0) do Maclaw, em que pesem os crescentes aspectos negativos relacionados à privacidade do usuário. Mas isso é coisa que tem jeito.

Editado:

O passo a passo para a solução do problema de armazenamento está aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário