Ricardo GoldbachEu ia escrever um post sobre a estratégia da Souza Cruz, ao
reposicionar a marca
Carlton como
Dunhill. Deste
reposicionamento faz parte retirar sete cigarros de cada maço de Carlton, substituindo-os por unidades de Dunhill. No entanto, encontrei
excelente texto a respeito, no blog do escritor Paulo Ribeiro e meu post vai ser mais enxuto (e menos literário e saboroso que o de Paulo).
Se fosse a mera substituição de seis por meia dúzia, sem problemas - ou quase, já que cigarro é sempre um veneno. Mas o fato é que a Souza Cruz troca o produto original por outro, com menores teores de nicotina e sabor diferente, e quem fuma constata logo a substituição.
Ser fumante, como sou, já é demonstração de burrice. Sobre esta nova prática, que frauda o consumidor em 35% no mero ato da compra, não há quase nada a falar - a não ser denunciá-la ao Cade, coisa que já fiz.
Atualização - 29/10/2009
Um leitor (acessando via Telesp, IP 187.56.8.213) lembrou-me que neste post faltou eu mostrar evidências. Apesar de a mensagem dele ser um pouco agressiva, tosca e com mais erros de português do que se esperaria de um ser pensante, reconheço que, ao contrário do usual, não postei aqui imagens para corroborar meu texto.
Seguem, portanto, fotos da estratégia de reposicionamento que mencionei.
A parte menor do maço (à esquerda, na foto imediatamente acima) contém sete cigarros reposicionados, com sabor inteiramente diferente dos outros 13. Esta prática seria facilmente detectada através de um blind test, ou por quem fuma a mesma marca há mais de dez anos e reconhece a diferença.
Em tempo: aproveitei que a Souza Cruz retirou do mercado meu cigarro favorito e resolvi abandonar de vez o fumo, faz cerca de uma semana. Na boa, melhoraram meu fôlego, meu paladar, meu sono e minha disposição em geral.
Torço sinceramente para que o escritor Paulo Ribeiro também aproveite a deixa.
-----
Atualização - 01/01/2010 Confirmando o que já era certo, constato que um dos acessos a este post veio do Google, às 20h50 desta data, com uma auto-explicativa expressão de busca:
"www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=carlton ficou mais fraco&meta="