domingo, 4 de outubro de 2009

Orkut x Facebook: um case de baile funk corporativo

Ricardo Goldbach


No dia 30 de setembro publiquei, em meu perfil no Orkut, uma observação sobre como a disputa por fatia de mercado, que Facebook e Orkut travam atualmente, ignora completamente os interesses de usuários. Naquela data escrevi:


Orkut, uma vergonha
(30/09/09)

Facebook e Orkut estão em plena atividade pela disputa de mercado. Como jogada mais recente, o Facebook introduziu em sua página uma funcionalidade que permite que o usuário importe seus contatos, previamente exportados do Orkut, e os convide para o Facebook.

Como o Orkut respondeu? Esta rede - que se caracteriza pelo mau atendimento do suporte, pela inserção excessiva de anúncios e pela inconstância e instabilidade das aplicações que implementa - aparentemente optou por desfigurar a funcionalidade de exportação de contatos, de modo a sabotar a manobra do Facebook.

A exportação simplesmente não funciona mais; ela gera agora um texto contendo código HTML (sem qualquer dado sobre contatos), em arquivo de extensão CSV (!). Isso pode até ter sido causado por mais um dos erros de desenvolvimento e manutenção da equipe. Mas desconfio muito da coincidência, que atinge resultado tático palpável.

Não é por acaso que o Orkut só deu certo no Brasil, e, possivelmente, nem isso poderá ser dito a respeito dele, em pouco tempo.


Dois dias depois, em 02/10, a publicação PC World confirma minha impressão, comprovando que "um teste realizado pelo IDG Now! mostrou que, ao tentar fazer a exportação, após digitar o código de segurança (captcha), o Orkut redireciona à sua página inicial, sem qualquer outro aviso".

A matéria da PC cita o conceituado TechCrunch, que, por sua vez, diz que "antes da ferramenta do Facebook, a própria ferramenta do Orkut para exportação de contatos em CSV, algo simples e rápido de se fazer, não está mais funcionando, o que dá margem à suspeita de que talvez o Google tenha suspendido a ferramenta".

É isso. Por conta de uma briga por audiência, usuários do Orkut agora estão impedidos de exportar suas listas de contatos. É sabido que em muitas ocasiões as grandes corporações fazem suas táticas assumirem ares de baile funk, mas a constatação é sempre desalentadora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário