sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Souza Cruz, Carlton e Dunhill - uma estratégia e uma fraude

Ricardo Goldbach

Eu ia escrever um post sobre a estratégia da Souza Cruz, ao reposicionar a marca Carlton como Dunhill. Deste reposicionamento faz parte retirar sete cigarros de cada maço de Carlton, substituindo-os por unidades de Dunhill. No entanto, encontrei excelente texto a respeito, no blog do escritor Paulo Ribeiro e meu post vai ser mais enxuto (e menos literário e saboroso que o de Paulo).

Se fosse a mera substituição de seis por meia dúzia, sem problemas - ou quase, já que cigarro é sempre um veneno. Mas o fato é que a Souza Cruz troca o produto original por outro, com menores teores de nicotina e sabor diferente, e quem fuma constata logo a substituição.

Ser fumante, como sou, já é demonstração de burrice. Sobre esta nova prática, que frauda o consumidor em 35% no mero ato da compra, não há quase nada a falar - a não ser denunciá-la ao Cade, coisa que já fiz.


Atualização - 29/10/2009

Um leitor (acessando via Telesp, IP 187.56.8.213) lembrou-me que neste post faltou eu mostrar evidências. Apesar de a mensagem dele ser um pouco agressiva, tosca e com mais erros de português do que se esperaria de um ser pensante, reconheço que, ao contrário do usual, não postei aqui imagens para corroborar meu texto.

Seguem, portanto, fotos da estratégia de reposicionamento que mencionei.








A parte menor do maço (à esquerda, na foto imediatamente acima) contém sete cigarros reposicionados, com sabor inteiramente diferente dos outros 13. Esta prática seria facilmente detectada através de um blind test, ou por quem fuma a mesma marca há mais de dez anos e reconhece a diferença.

Em tempo: aproveitei que a Souza Cruz retirou do mercado meu cigarro favorito e resolvi abandonar de vez o fumo, faz cerca de uma semana. Na boa, melhoraram meu fôlego, meu paladar, meu sono e minha disposição em geral.

Torço sinceramente para que o escritor Paulo Ribeiro também aproveite a deixa.

-----

Atualização - 01/01/2010 Confirmando o que já era certo, constato que um dos acessos a este post veio do Google, às 20h50 desta data, com uma auto-explicativa expressão de busca:

"www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=carlton ficou mais fraco&meta="


36 comentários:

  1. Voce é louco??!?!
    Onde viu, ouviu ou inventou que a Souza Cruz faria uma coisa destas?!!?!?!?
    Ponhe um pouco de discernimento e intelegência nestes seus posts "cara"!!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado anônimo:

    Tenho certeza de que não conseguirei "ponhar" aqui a "intelegência" à qual você está acostumado.

    O que posso fazer é postar as fotos acima, em preto e branco, para você imprimir e colorir nas horas vagas. Vai nessa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu a mesma coisa com o Free longo q eu fumei por tantos anos, agora sou obrigada a fumar esse lixo fedido de Dunhill longo, e ainda tem duas versões....assim fica dificil se manter fiel

      Excluir
  3. Uma pena que o Carlton está saindo. Não percebi muitas mudanças no sabor desse Dunhill Carlton. Pra mim só mudou mesmo o visual.

    Excelente texto.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Phelipe:

    No meu caso, não somente percebi diferenças - o cigarro ficou mais "fraco" e com acentuado sabor de palha, característico de cigarros mais baratos - como também consultei outros adeptos da marca, que confirmaram minha avaliação.

    Mas a parte boa é que parei de fumar (mesmo!), após uma ligeira escala no cigarro eletrônico. Recomendo fortemente esta alternativa, apesar de não ser homologada pela Anvisa, como seria de se esperar.

    Um abraço, obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  5. cara vc está com toda razão, o cigarro mudou muito a qualidade, pra pior, claro!!!
    lamento não conseguir abandorar como vc fez.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Anônimo:

    Pois é, de nada adiantam as estratégias corporativas de convencimento, baseadas em mercadologia, psicologia de massas e a conhecida tática publicitária de repetição de inverdades.

    Se, como está escrito no maço, Carlton é "reconhecido por um especialista mundial em tabaco", por outro lado ele era "conhecido por este especialista nacional em Carlton que aqui escreve".

    Um abraço, obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  7. A maioria das pessoas não notou a diferença;

    Infelizmente, se continuar assim, o Dunhill vai se perpetuar mesmo.

    Bom post.

    []'s

    ResponderExcluir
  8. a mudança foi pessima nao gostei do novo cigarro,

    ResponderExcluir
  9. Eu fumo há pouco tempo e nunca experimentei o Carlton original, mas esse Dunhill Carlton não é tão ruim assim, mas eu prefiro mesmo é o Plaza ou o L&M.

    ResponderExcluir
  10. Pelo amor de Deus .. de uma semana pra ca o sabor do antigo carlton principalmente do meio para o fim esta horrível.. ou são so os que estou comprando??? parece que estão colocando fumo diferente no final do cigarro ..alguem mais percebeu isso?? sinto como se começasse fumando carlton e do meio para o fim estivesse fumando Derby!.. wtf??? ass. Thiago Caixeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlton vermelho novo é uma porcaria, fede muito, ja reclamei a souza cruz e nada, não fumem carlton é falsificado !

      Excluir
  11. Caro Thiago, não podemos comparar nossas experiências com o Carlton, pois nunca mais fumei cigarros desta marca. :) Vamos ver que outros comentários aparecem sobre essa percepção da qual você fala.

    Eu havia parado de vez, mas voltei (Free vermelho) e ainda tento abandonar o vício.

    Saúde e sorte para nós.

    ResponderExcluir
  12. Eu era um grande apreciador de Carlton, achei um absurdo mudarem o tabaco do cigarro, pois ingênuo quem se ilude ao acreditar nas palavras da souza cruz dizendo que o gosto e a qualidade é a mesmo. A partir da data em que o maço de Carlton mudou, mudou tudo; a embalagem, o gosto, o tabaco e a qualidade. um abraço! Leonardo H.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Souza cruz esta perdendo muitos clientes, Lançaram Dunhill London Limited, um lixo de cigarro.

      Excluir
  13. E é mais econômico. Mas adorei o Dunhill

    ResponderExcluir
  14. Vcs reclamammmmmmm viu. Aff. Até hj fumo o Carlton mint (dunhill twist of menthol)... ainda chamo de Carlton rs. Um velho costume. ♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  15. Hoje dia 1 de novembro de 2016 fui comprar o Carton /Dunhill...
    Que decepção .....sabor totalmente alterado .Primeiro abaixaram o preço de 8.50 p 8.00......e hoje deparo com esse fumo horroroso .....decepcionante....
    Não vou parar de fumar.....essa marca sim......se é coisa do governo não sei.
    Um pais onde o governo rouba os pobres ,tudo pode acontecer.....Em supermarcado ainda se encontra o
    #CARLTON BLEND /DUNHILL......PQP.

    ResponderExcluir
  16. plaza ta uma porcaria graças a isto consequi parar

    ResponderExcluir
  17. Notei a diferença de cara também logo no princípio só não havia procurado post sobre o assunto ainda será que não há nada que possa ser feito de vez enquanto acho alguma carteira com um gosto melhor percebo que no maço do que tem gosto ruim tem um sinal bem feio de cola no selo da lateral aff acho que vou ter que parar de fumar também por não achar mais o cigarro bom

    ResponderExcluir
  18. Aqui na capital é só Carlton do paraguaí em todo lugar! deveria haver fiscalização e combater a "po...a do contrabando".vou aproveitar e parar de fumar.

    ResponderExcluir
  19. Qual a "melhor" marca de cigarro? alguém pode responder por favor? meu filho infelizmente começou a fumar e vi que o cigarro que ele compra é esse Carltom vermelho fedorento. Ele tem apenas 14 anos e não conhece marcas. gehelena120@gmail.com

    Muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, gehelena.

      Como (ainda) fumante, eu diria que o melhor cigarro é aquele que não é levado à boca nem aceso. Infelizmente, não tenho como colaborar mais nesta situação.

      Quanto à marca mencionada, eu a comprava antes que ela fosse mudada para Dunhill, e o sabor para muito pior. Fiquei curioso, não sabia que Carlton ainda existe.

      Abs,

      Ricardo

      Excluir
    2. Você tem razão Ricardo, não existe cigarro bom. Estou com dó do meu filho, porque cigarro vicia demais e essa praga mata! E parar de fumar é muito difícil!

      Abraços.

      Excluir
  20. Hoje em 2020 venho dizer q o Hollywood vermelho esta fraco e sem nicotina,é como se ficasse papel.

    ResponderExcluir
  21. Hollywood agora vai se chamar Lucky Strike.

    ResponderExcluir
  22. A Souza Cruz não tem respeito por seus clientes ,conheço pessoas que fumam Hollywood a décadas e ainda sim vão mudar o nome , que falta de respeito.

    ResponderExcluir
  23. Dunhill carlton pra mim é o melhor hoje 14 de setembro de 2020 pena que queima rápido

    ResponderExcluir
  24. Dos 18 aos 45 anos sempre fumei Carlton, depois que mudou para Dunhill virou uma porcaria, passei para o Minister e virou Rothmans que também piorou, aí mudei para o Derby que virou Chesterfield, vamos ver até quando vão estragar esse também.

    ResponderExcluir
  25. Porque agora não tem o cedo adesivos na hora de abrir o DUNHILL DOUBLE agora é igual os outros e as vezes tem adesivos por segurança e mais forte o tabaco menos sabor .

    ResponderExcluir
  26. Dunhill Carlton, ao menos na minha cidade (Cuiabá-MT), é um dos melhores cigarros sem sabor. É meu favorito. O cheiro não é desagradável quanto os outros.

    ResponderExcluir
  27. Sou fumante do antigo Carlton e desde a mudança comento com os meus amigos que o sabor mudou, para pior.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro desisti do Carlton/Dunhill, depois do cigarro eletrônico (faz mais mal do que cigarro analógico!), depois do Free vermelho, que virou Kent(!!!) e, finalmente, desisti de fumar.

      Com apoio médico e farmacológico, estou há exatos 45 dias sem fumar e sem a menor vontade de dar uma tragada.

      Foram algumas semanas de alprazolam (dosagem baixa, apenas como ansiolítico), cloridrato de bupropiona (específico para abandono de tabagismo), e duas caixas de Niquitin (adesivo de nicotina).

      Um belo dia, parei de vez, nada de estratégias de abandono progressivo, que nunca vi funcionarem com alguém.

      Se você quiser largar, dou a maior força, mas jamais serei um ex-fumante chato, um evangelista pentelho. Isso foi uma promessa que fiz para mim mesmo :-).

      Abs

      Excluir