quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A bagunça começa na falta de preparo

Ricardo Goldbach

Um copy&paste começa a repercutir - e muito mal - na infoesfera. Maria Helena R.R. de Souza, que se qualifica como "colaboradora entusiasmada do Blog do Noblat", fez plágio integral de matéria originalmente publicada no blog Rio Acima, do JB, no dia 7/9/09, intitulada "A praia do carioca começa na Lapa" e assinada pelo editor do caderno Cidade do JB, o jornalista Marcelo Migliaccio.



Matéria original de Marcelo Migliaccio
fonte: blog Rio Acima, do JB

data de publicação: 07/09
acesso em 01/10/09


A obra de Maria Helena foi publicada com o mesmo título, o mesmo texto e as mesmas vírgulas, num blog do Globo Online, em 26/09:



Antes: "Enviado por Maria Helena / ENVIADO POR RIAL".
fonte: reprodução do portal Comunique-se

data de publicação: 26/09


Após alertada por Migliaccio, Maria Helena reeditou o post, incluindo crédito ao JB e ao blog de Migliaccio:



Depois: "Enviado por Maria Helena / DEU NO JB ONLINE - BLOG RIO ACIMA".
fonte: blog citado
acesso em 01/10/09


Quem primeiro pediu desculpas pela lambança não foi Maria Helena, mas o editor do O Globo, Paulo Mussoi. A desculpa dada por ele, segundo matéria de Sérgio Matsuura, publicada no portal de jornalismo Comunique-se, funda-se no fato de Maria Helena não ser jornalista e ter passado adiante, de boa fé, texto que recebeu por e-mail.

Esta alegação de Mussoi é uma das muitas que ainda veremos por aí, nestes tempos de jornalismo sem diploma e sem lei. Estamos vendo um infeliz caso de "aprendizado na prática". Mas Maria Helena mostra que não aprendeu tudo, no entanto; sem a devida autorização para o uso de várias fotografias e sem a atribuição dos devidos créditos, nesta data o material do fotógrafo ainda encontra-se disponibilizado no blog da aprendiz:



Depois: o desrespeito à Lei permanece - o trabalho fotográfico, não autorizado nem creditado, ainda é usado
fonte: blog citado

acesso em 01/10/09


Outra coisa chata nessa história é que nem no JB foram creditadas as fotos que ilustram a matéria de Migliaccio. Nestes tempos forenses é até possível descobrir que a foto de abertura foi feita às 0h44 do dia 8 de fevereiro de 2008, com uma câmera Sony DSC-W55, ISO-320, abertura de 2.8 e exposicão de 1/8s, mas o nome do autor ainda é uma incógnita.

O trabalho do fotógrafo, diga-se, está amparado por dispositivo legal - a Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que protege direitos de autor quanto ao uso "de obras fotográficas e produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia" (art. 7º, VII). Esta mesma lei é clara quando diz que "a fotografia, quando utilizada por terceiros, indicará de forma legível o nome do seu autor" (art. 79º, §1º).



Um comentário:

  1. Olá, Ricardo, as fotos são de minha autoria mesmo e, como o blog era assinado por mim no JB, elas não levaram meu nome. Obrigado e um abraço

    ResponderExcluir