sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Nota de repúdio

Ricardo Goldbach

"Prêmio é para premiar e não para chantagear"
(Carlos Carvalho, citado por Patricia Gouvêa)


Repoduzo aqui correspondência aberta, endereçada pela fotógrafa e sócia do Ateliê da Imagem, Patricia Gouvêa, à organização do Prêmio FOTOARTE 2009.

Após ter recebido Menção Honrosa por ensaio submetido, Patrícia foi surpreendida pela exigência de aceitação, a posteriori, de "2 cláusulas que não constavam do regulamento".

A AFOTO Brasília - Associação de Fotógrafos de Brasília - manifestou-se favoravelmente à posição da fotógrafa, depois de consultar um especialista, no sentido de repudiar tal repactuação de regras.

Patricia solicitou a devolução dos trabalhos originais e proibiu taxativamente que os organizadores fizessem qualquer utilização de suas obras.

É de se observar que até o corpo de jurados manifestou-se solidário à premiada, no sentido de que se respeite o regulamento, mas a organizadora, Karla Osório, aparentemente mostra-se inflexível em sua posição solitária e contrária ao pleito.

Em tempos de apropriação desenfreada e indébita de ideias e patrimônios alheios, presto aqui minha solidariedade à colega.


ATUALIZAÇÃO:

Em 5/10, por volta das 22h30, Patricia Gouvêa informa, via Facebook:




-----


"À produção da FOTOARTE, Prêmio FOTOARTE 2009 e aos jurados,

Venho por meio desta informar que estou abdicando da Menção Honrosa recebida e que todos os materiais por mim enviados (CD com imagens am alta, biografia etc) devem ser inutilizados ou devolvidos e minhas imagens retiradas de qualquer suporte de divulgação.

Foram inúmeras as minhas tentativas, desde a última segunda-feira e as do júri para que a Sra. Karla Osório concordasse em redigir o termo de cessão de direitos de imagem, onde foram incluídas 2 cláusulas que não constavam do regulamento, cujo teor fere os direitos autorais dos fotógrafos, constituindo, portanto, ato irregular e que apenas beneficia as empresas controladas direta ou indiretamente pela ARTE 21:

4. A CESSIONÁRIA fica expressamente autorizada pelo CEDENTE a executar livremente a montagem das fotografias objeto deste contrato, podendo proceder aos cortes, às fixações e às reproduções necessárias.

6. A CESSIONÁRIA poderá ceder os direitos sobre a(s) fotografia(s) e/ou a conceder autorização de utilização a quaisquer empresas sob seu controle direto ou indireto, bem como a entidade sem fins lucrativos, especificamente à WWF Brasil, sem obrigação de efetuar qualquer pagamento ao CEDENTE.

A primeira é preocupante pois autoriza cortes na imagem, mas a segunda é ainda mais grave: por meio dela as imagens poderão ser usadas por outras empresas sob controle da ARTE 21 e outras ONGs!!!!

Todo o júri (Éder Chiodetto, presidente, Rogério Assis, Suzana Dobal, Marcelo Reis, Milton Guran e Tiago Santana) me apoiou e está pedindo que a Karla refaça os contratos e anule os antigos a partir da minha contestação, mas parece que ela, infelizmente, está optando por ignorar até mesmo o juri e passou a dizer que eu sou a única reclamante sobre o assunto, o que deixou a todos ainda mais perplexos.

Estamos num momento de mudança de paradigmas e as pessoas não podem ser irresponsáveis e precisam pensar de forma coletiva. Decidi então abdicar do prêmio, pois acredito que todos os fotógrafos tem que ter seu contrato revisto e os antigos rasurados, pois este é um problema grave que diz respeito a todos. Anteriormente a AFOTO, associação dos fotógrafos de brasília, já havia feito uma denúncia contra o prêmio, com comentários de um advogado especialista em direitos autorais: http://afotobrasilia.wordpress.com/2009/08/26/2º-premio-foto-arte-brasilia/

Este pedido foi ignorado, assim como agora um pedido coletivo e que envolve o juri do prêmio está sendo ignorado. A Sra. Karla Osório prefere manter uma atitude inflexível e colocar a questão como se fosse um ato isolado de contestação de minha parte, o que demonstrar sua falta de boa vontade com a questão, e que coloca em dúvida suas reais intenções com este prêmio. Muitas tem sido as manifestações em todo o Brasil contra esta atitude. Neste email estão copiados alguns premiados, para que tomem conhecimento da minha decisão: Macia Folleto, A.C. Júnior, Dalton Valério e Charly Techio.

A resposta ontem do presidente do júri, Eder Chiodetto, após mais um email evasivo da Carla foi contundente e simboliza a opinião do júri:

"Olá Karla,

Já foram muitos emails trocados, a posição de todo o corpo do jurado já está absolutamente clara. E nós seguimos estarrecidos com a sua posição inflexível. Nada justifica esse seu comportamento. Se todos estão apontando para uma direção porque você acha que é a única que pode ter razão? Também pedimos para advogados ler o regulamento e a cessão de direitos e o retorno é de que há um claro conflito entre ambos. Que a Cessão de Direitos pode sim prejudicar os fotógrafos que a assinarem da forma como já salientamos. Se não é isso que você quer, como você tem repetido "n" vezes nos emails, porque não alterar as duas cláusulas que desde o início estamos solicitando? Para você não mudaria nada, não é? Faça um comunicado oficial e público de que o Termo de Cessão enviado está anulado mesmo para quem já o enviou pelo correio e reenvie um outro. Mas, antes, submeta ao corpo de jurados, por favor. Porque eu não tenho autoridade para decidir sozinho qualquer coisa com você. É o nome e a reputação de todos do júri que está em jogo. Essa história já está extrapolando e ganhando uma repercussão sem controle.

Eder Chiodetto"


Para encerrar, gostaria de deixar uma frase do Carlos Carvalho, que serve para nossa reflexão: "Prêmio é para premiar e não para chantagear."

Atenciosamente,


--
Patricia Gouvêa"


2 comentários:

  1. Estive em Brasília e fui visitar o ECCO.
    Procurei principalmente as fotografias da Patrícia Gouveia, perguntei por elas e fui informada que seus arquivos não foram impressos. Seu trabalho não está na exposição!
    Seu nome consta em todos os folders, inclusive na divulgação que saiu hoje do Canal Contemporâneo, mas a obra não está lá...

    ResponderExcluir
  2. Vou repassar teu comentário para a Patricia, ok? Valeu pela mensagem.

    Abs.

    ResponderExcluir