domingo, 9 de novembro de 2014

O futuro chegou. Quero o passado de volta.

Ricardo Goldbach

Karl se diz pesquisador na área de segurança digital. Alguns anos antes de se descrever assim, quando ainda estudava Ciência da Computação na Universidade de Washington, ele e alguns amigos resolveram hackear um automóvel, como parte de projeto acadêmico. Compraram alguns sedans de porte médio, desses completamente dotados de circuitos de automação e controle.

Os veículos dispunham de telefonia celular, para fazer ligações automáticas para o número de emergências; de rádio tocador de CD's e MP3; de conectividade Bluetooth, além de interfaces para abertura de portas e monitoramento de pressão de pneus. Estamos falando de infraestrutura para conexões com redes pessoal, local, wifi e telefônica.

Com acesso combinado ao rádio, aos dispositivos Bluetooth e à telefonia celular do automóvel, Karl e seus colegas conseguiram obter uma mensagem de resposta, via TCP/IP. Com o acesso aberto, chegaram à unidade central de controle, localizada no porta-malas, e começaram a enviar comandos diversos para os diversos sistemas. Tudo, passando por iluminação, limpador de parabrisa e freios -- à exceção da direção --, teria ficado sob controle dos estudantes,.

Karl diz que isso foi antes da existência dos sistemas de auxílio a estacionamento, com as câmeras e displays que vemos hoje, que põem mais recursos ainda à disposição de um invasor – inclusive o controle do volante. São novidades velhas. Dentre as novas, ladrões que já plugam um pequeno circuito na central de diagnóstico, ligam o motor e saem dirigindo, depois de desativar as travas eletrônicas, é claro.

E, sempre tendo em mente a proteção do cidadão (digamos assim), o governo dos EUA quer que os automóveis saiam de fábrica dotados de sistemas anticolisão, à semelhança dos existentes em aeronaves. Isso significa mais comunicação embarcada, maior tráfego de mensagens wireless, mais portas abertas a invasões. Para facilitar a vida dos intrusos, uma montadora lançou em 2013 um aplicativo que reune várias funcionalidades automotivas numa mesma interface de smartfone. Precisa de senha? Sim, mas... O enlace é criptografado? Sim, mas...

Para. Quero descer. Mas... onde fica o botão?

(com informações do "The Guardian")

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