domingo, 2 de novembro de 2014

Samsung Galaxy S3 Mini - armazenamento insuficiente [resolvido]

por Ricardo Goldbach


Eu já havia escrito sobre esse tema, mas volto a ele -- desta vez de forma mais didática e objetiva -- dadas as volumosas estatísticas de acesso ao post original.

Graças à estratégia de implementação do armazenamento interno do Samsung Galaxy S3 Mini, através da qual um cartão externo é emulado por um circuito presente na placa-mãe, não é possível (a princípio), o armazenamento de novas aplicações na memória física externa, o cartão SD. Assim, após a instalação de uns poucos aplicativos, surge a infame mensagem "insufficient storage available" (ou equivalente).

No entanto, é possível contornar essa restrição por meio da configuração do aplicativo Link2SD. A coisa é tão simples e engenhosa que o desenvolvedor merece aplausos (e que a versão Plus seja comprada). Veja como fazer:


1. Na interface do Link2SD, toque no canto superior da tela (na região em amarelo):



2. No menu de configuração, escolha "Install location":



3. Na próxima tela, opte por "Internal". Essa opção faz com que os novos programas sejam gravados no cartão SD, mas que existam e sejam referenciados através de um link criado no armazenamento interno, para todos os efeitos de acesso e carga pelo Android (é aqui que reside a mágica):



Parece contraintuivo, mas funciona perfeitamente:



Além disso, aplicativos previamente instalados também podem ser manualmente linkados, liberando mais espaço interno ainda:



É importante que o cartão SD tenha uma segunda partição, obrigatoriamente configurada como primária e preferencialmente formatada como Ext4. É mais fácil e mais seguro usar para isso o "MiniTool Partition Wizard Home Edition", no ambiente Windows, do que se valer das ferramentas de recovery do telefone, usualmente TWRP ou CWM.


[Off topic]

Por falar em TWRP, ajudei o indiano Rutvik Rajagopal a depurar a primeira versão de TWRP disponível para o S5 Mini, versão G800H/DS, codinome "kmini3g" (xda-developers: thread da depuração aqui, thread permanente do G800H/DS aqui). Para quem tem esse aparelho, trata-se da única alternativa, até anteontem inexistente, ao recovery padrão da Samsung. Futuras implementações de Rutvik para o TWRP estarão disponíveis aqui (escolha sempre a que tiver a data mais recente). Segundo o desenvolvedor, haverá versões para flash por Odin e por recovery.


Nenhum comentário:

Postar um comentário